Ontem, dia 02 de fevereiro, aconteceu umas das tradicionais festas baianas, e como não poderia deixar de ser tem uma marca muito forte na ilha de Tinharé e as homenagens a Rainha das Águas Iemanjá foram intensas.
O evento ocorreu em três momentos especiais. Às 13hs, concentração na praia, com a presença de baianas e um grupo de capoeira com mais um ritual do Xirê. As 14hs, saída do cortejo percorrendo a Vila até o Cais, para a entrega dos presentes. Para finalizar, às 16hs, apresentação musical e gastronomia regional, na Praça Aureliano de Lima.
Segundo historiadores, a Festa de Iemanjá começou quando um grupo de pescadores decidiu oferecer presentes para agradar a Mãe D’Água, pois os peixes estavam escassos. Com o tempo, passou a atrair uma multidão e se tornou uma das festas populares mais importantes da Bahia.
Iemanjá é reconhecida como a mãe de todos os orixás. Representada sob a forma de uma sereia, com longos cabelos soltos ao vento, também é chamada de Dona Janaína ou Rainha do Mar. Vaidosa, ela gosta de receber presentes. Por isso lhe são oferecidos espelhos, flores, braceletes, entre outros acessórios.

Baianas esperando o início da celebração

Uma pequena baianinha mostra que não há idade para fé

Momento de fé e reverência durante a festa de Iemanjá

A pequena baianinha recebe as bençãos

Queima de fogos antes da saída

Saída do cortejo com as oferendas

Uma multidão acompanha o cortejo

Chegada da procissão ao Portaló de Morro de São Paulo

Homenagem à Rainha das Àguas

Chegada da procissão ao cais do porto

Saída do cortejo para o mar para a entrega das oferendas