Em português, é claro!   En español por fabor!   In italiano per piacere!   In english please!
  Nossos destinos   Contatos
  Morro de São Paulo   Fone (75) 3652 1551
  Salvador   reservas@rotatropical.tur.br
  Itacaré   Blog de Morro de São Paulo
  Boipeba    
  Praia do Forte    

Fauna de Morro de São Paulo

Os mamíferos de porte maior e os outros animais mais prováveis de serem vistos em Morro de São Paulo.


Mamíferos

   
 
 

Mico

Um macaquinho pequeno, com tufos de pelos nas orelhas, de rabo comprido e listrado. Vive nas matas, e é mais fácil de ser visto nas proximidades de manguezais e coqueirais. Muitas vezes se aproxima de casas e pousadas a procura de comida, até mesmo "atacando" um café da manhã. Os lugares mais prováveis para vê-los são no morro do Farol e na Trilha do Mar.

  Mico em Morro de Sao Paulo
 
 

Graxaim

É o maior mamífero que vive nas ilhas, cerca de 50 cm de altura, porém é muito difícil de ser visto. É um animal onívoro, ou seja, se alimenta de insetos, frutas ou qualquer coisa que consiga capturar. Vive nas áreas de floresta mais extensa.

  Graxaim em Morro de Sao Paulo
 
 

Capivara

O maior roedor do mundo vive nos banhados, no interior da ilha. Já houve casos de se perder na praia, em plena vila, e como é hábil nadados e mergulhador, estando na água ninguém a consegue capturar!

  Capivara em Morro de Sao Paulo
 
 

Tatu

Há várias espécies na ilha, algumas bem grandes. De hábitos noturnos, passa o dia enterrado em sua toca.

  Tatu em Morro de Sao Paulo

Aves

 
 

Papagaio

Embora seja encontrado como animal doméstico em muitos lugares, aqui ele é encontrado solto. Voam em pequenos bandos, muito barulhentos. Tem o hábito de imitar sons de outros animais do seu ambiente, em consequência, "falam" quando convivem com o homem. O lugar mais provável de encontrá-los é em Garapuá.

  Papagaios em Morro de Sao Paulo
 
 

Jandaia

Alguns confundem com o papagaio, porém é menor, e não aprende a falar. Vivem em bandos maiores, de 12 a 20 animais, e são muito barulhentos. Podem ser vistos nas trilhas próximas a Garapuá.

  Jandaia em Morro de Sao Paulo
 
 

Pica-pau

Há várias espécies no arquipélago, com grande variedade de cor. Os maiores são bem escuros. Podem ser vistos com facilidade no final da tarde nos grandes coqueiras, como em Garapuá ou na Praia do Encanto.

  Pica-pau em Morro de Sao Paulo
 
 

Sangue-de-boi

É bem escuro, porém vermelho no peito. É muito fácil encontrar seus ninhos, uma espécie de saco, pendurado nas pontas das folhas dos coqueiros, principalmente na trilha de Garapuá.

  Sangue de boi em Morro de Sao Paulo
 
 

Azulão

Muito abundante, se adaptou muito bem aos coqueiras. É azul bem escuro, quase preto.

  Azulao em Morro de Sao Paulo

Crustáceos

 
 

Guaiamum

É uma espécie de caranguejo, azul, bem grande. Vive em terreno seco, perto dos manguezais, em tocas profundas. É capturado pelos locais em "ratoeiras" e cavado (engordado) no "calitó", sendo tratado a dendê, côco e frutas. É muito apreciado.

  Guaiamum em Morro de Sao Paulo
 
 

Caranguejo

Vive entocado na lama do mangue, é marrom, cheio de pelos. É a procura deles que os locais se embrenham no mangue, atolados na lama até a cintura.

  Caranguejo em Morro de Sao Paulo
 
 

Aratú

É um caranguejo menor, vermelho, muito vistoso. Constrói uma espécie de iglú de lama, no manguezal. É muito ágil, sobem nas árvores de mangue e mergulham. Não é muito consumido por ser pequeno, mas dá uma ótima moqueca.

  Aratu em Morro de Sao Paulo
 
 

Siri

É o da difundida "casquinha de siri". Também vive no mangue, porém mais próximo do mar.

  Siri em Morro de Sao Paulo
 
 

Grauçá

Encontrado em grande parte da costa do Brasil, também conhecido como "maria-farinha". É muito pequeno para ser consumido, mas é usado como remédio contra queimaduras.

  Grauçá em Morro de Sao Paulo
 
 

Lagosta

Crustáceo muito apreciado, mas caro por ser difícil ser ser pescado. Usam-se redes de fundo, e muitas vezes é necessário mergulhar, além das redes serem muito danificadas nos arrecifes.

  Lagosta em Morro de Sao Paulo
 
 

Camarão

Há diversas espécies, de vários tamanhos. São preparados de inúmeras formas, do tradicional alho-e-óleo, até a deliciosa moqueca.

  Camarao em Morro de Sao Paulo

Moluscos

 
 

Ostra

Vive grudada nas árvores de mangue, na altura sujeita a inundação. É um filtrador, tirando seu sustendo da água, por isso, muito sensível à poluição. Normalmente consumido in natura.

  Ostra em Morro de Sao Paulo
 
 

Lambreta

Parecido com a ostra, mas vive livre na água dos manguezais. É cozida e servida com um caldo de temperos. É uma delícia!

  Lambreta em Morro de Sao Paulo
 
 

Sururú

Se esconde numa conchinha pequena, e a principal iguaria preparada com ele é o "caldo de sururú, tipo pela população local como afrodisíaco. É excelente com umas gotinhas de limão e pimenta.

  Sururu em Morro de Sao Paulo
 
 

Polvo

Vive entocado nos arrecifes, e é pescado com uma espécie de gancho, com que se tira ele à força do meio das pedras. Servido de inúmeras formas, como caldo, risoto, moqueca e até a vinagrete.

  Polvo em Morro de Sao Paulo

Peixes

Há inúmeras espécies, porém algumas se destacam quando se fala de sabor, como o vermelho e a cavala. Podem ser preparados fritos, ensopados, como moqueca e grelhados.

  Cavala em Morro de Sao Paulo

Procurando hotel ou pousada? Aqui estão as melhores de Morro de São Paulo.
Indique para um amigo: Adicione aos favoritos:
Compartilhe:
LiveZilla Live Help
Ofertas especiais

Ganhe um passeio
de barco GRÁTIS
!

 - catamarã ida e volta
 - pousada a sua escolha
 - receptivo
 - passeio de barco para Gamboa
 - passeio a Garapuá e piscinas
 - mapa da ilha
Confira também
- Hotéis em Salvador

Rua da Prainha, 75

Morro de Sao Paulo, BA

Brasil

(75) 3652 1551

Encontre-nos no Google+