A sustentabilidade em Morro de São Paulo

Nos dias atuais muito se fala sobre sustentabilidade e sua importância para o meio ambiente, a economia e a sociedade. E em todo lugar existem ações sustentáveis que podemos realizar, principalmente em Morro de São Paulo, um local turístico e que tem as belezas naturais como um de seus principais atrativos.

Quando chegamos a um local como Morro de São Paulo pensamos logo na questão do cuidado com a natureza, e isso é realmente muito importante, além de muito valorizado por aqui. É fundamental que os turistas tenham consciência de que, para preservar a beleza, o lixo deve ser sempre descartado nas lixeiras e nunca nas areias de praia ou pelas ruas da vila. Mas há também outras atitudes simples que podem ser tomadas em prol da sustentabilidade, como a valorização e consumo dos produtos locais, o interesse pela cultura da região e a iniciativa de preservar o meio ambiente.


Entretanto, não adianta somente os turistas realizarem ações em prol do ecossistema e da comunidade de Morro de São Paulo. Os empresários locais, como donos de hotel, por exemplo, podem e devem servir de exemplo para os visitantes, adotando práticas sustentáveis em seus negócios. Dentre as ações que os hoteleiros podem realizar estão a contratação de mão-de-obra local, o uso de economizadores de energia nos apartamentos, a redução das trocas de roupas de cama, a utilização da energia solar para o aquecimento da água utilizada nos apartamentos e o armazenamento da água da chuva para utilizar nas descargas, ou para molhar as plantas de um jardim. No que diz respeito a infraestrutura, a utilização de madeiras de reflorestamento certificadas pelo Ibama e de algumas telhas de vidro para aproveitar melhor a luz do dia são ideias que também podem ser aplicadas.



Além dos dois grupos sociais acima, há também um outro que tem importância fundamental no estabelecimento e propagação de ações sustentáveis em Morro de São Paulo: a comunidade local. E com atitudes  como separar o lixo orgânico dos lixos recicláveis, reutilizar garrafas pet para fazer artesanatos e outros objetos de uso cotidiano e optar pelo uso de equipamentos com baixo consumo, todos podem fazer a diferença. Outra sugestão que também é sempre válida é o plantio de árvores, que pode inclusive ser uma atividade educativa para crianças.

A partir do momento que cada um faz a sua parte todos serão capazes de ver os resultados, alguns já de imediato e outros um pouco mais a longo prazo. Mas o que importa é começar a agir e pensar diferente. E Morro de São Paulo agradece.

 

8 de fevereiro de 2014 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.