Se você faz questão de ficar hospedado num lugar que adota práticas de respeito à natureza e preservação do meio ambiente, saiba que em Morro de São Paulo muitas pousadas estão adotando práticas de sustentabilidade. As medidas mais comuns estão relacionadas à economia de água e de energia, mas há também outras ações como a preservação de espécies que correm risco de extinção.

Espécie protegida pelo Hotel Vila Guaiamú
O uso eficiente da energia pode ser visto através de sistema de painéis solares para aquecer a água; economizadores de energia nas acomodações, que evitam que os equipamentos ou luzes fiquem ligados quando os hóspedes estão fora dos quartos, e ainda a utilização de lâmpadas econômicas. Pousadas como a Pérola do Morro, Charme, Via Brasil e Passárgada, já utilizam estes recursos. No que diz respeito à economia de água, há pousadas que fazem a captação de água da chuva, como a Minha Louca Paixão, que possui um reservatório de 30 mil litros para captar toda a água pluvial, e também a Villa dos Graffitis, com a instalação de tubulações e tanques para aproveitamento da água. A Villa das Pedras utiliza torneiras com economizadores de água. Já a Pousada Solar do Morro, adota uma atitude bem simples: a troca de toalhas dos quartos é sugerida pelos hóspedes, ou seja, quando a toalha está no chão signifca que precisa ser trocada e quando está no cabideiro é porque está limpa. Desta forma há economia de água e diminuição do uso de produtos químicos utilizados na lavagem.

Minha Louca Paixão preza a economia de água
Além destas iniciativas há outras ações de sustentabilidade como o reaproveitamento dos resíduos orgânicos produzidos nos hotéis para a obtenção de fertilizantes naturais (Hotel Villa dos Corais) e a utilização de madeira de reflorestamento certificada na construção (Villa dos Graffitis). A preservação de espécies e de áreas produtivas, também podem ser vistas em alguns estabelecimentos de Morro de São Paulo. O Hotel Vila Guaiamú preserva dentro de sua área a espécie de carangueijo azul, o Guaiamu, que está prestes a se tornar uma espécie em extinção. A caça do carangueijo é proibida dentro da área do hotel. Já a Fazenda Caeira mantém intacta e longe de especulações imobiliárias a área onde fica a pousada. Com mais de 100 hectares de coqueirais, é uma das poucas fazendas produtivas da ilha.

Área preservada na Fazenda Caeira
O turismo sustentável pode ser considerado como um diferencial das pousadas e hotéis. E não é somente os empreendimentos que devem adotar medidas em prol do meio ambiente, mas os próprios turistas e moradores também podem colaborar, economizando energia e água em suas casas e ainda dando um destino correto para seu lixo. É importante estimular mais ações de conscientização ambiental como estas para que possamos desenvolver uma consciência ecológica entre as gerações futuras.
Morro de São Paulo

