O “Casarão” de Morro de São Paulo

O Casarão em Morro de São Paulo

O Casarão em Morro de São Paulo

Muitos turistas que visitam Morro de São Paulo desconhecem a história da ilha. O passado de Morro guarda uma trajetória de lutas que fizeram com que o local fosse sede de importantes marcos históricos.  Além do Forte, da Igreja Nossa Senhora da Luz e da Fonte Grande, há outra preciosidade arquitetônica: o “Casarão”.

Construído em 1608, pela Família Saraiva, o sobrado desempenhou fundamental importância no contexto histórico da ilha. Além de servir como residência e hospedar ilustres personagens da história do Brasil, como o imperador D. Pedro II e a Marquesa de Santos, em 1859, o casarão foi também depósito de farinha e escola pública. Hoje, abriga uma pousada e não tem como passar despercebido pela imponente casa rosa situada no topo da vila, de onde se tem uma visão privilegiada da rua principal e da Praça Aureliano Lima.

A sala abriga alguns móveis e piso antigos

A sala abriga alguns móveis e piso antigos

Desde que foi transformado em pousada, há mais de 20 anos, o casarão sofreu mudanças, no entanto, foi preservado seu estilo arquitetônico e ainda pode-se ver em alguns cômodos os pisos e as portas originais. A parte interna da casa foi reformada e abriga seis quartos (todos com banheiros privativos) e uma sala de estar, decorada com móveis e peças antigas.  As principais mudanças ocorreram na área externa, onde foram construídas mais acomodações e outras instalações da pousada, como a área do café da manhã, piscinas e sauna, distribuidos ao longo do jardim.

Área do jardim com piscina

Área do jardim com piscina

Além de ser uma alternativa econômica e prática de hospedagem em Morro de São Paulo, pois está no centro e a menos de seis minutos da Primeira Praia, o Casarão guarda histórias, misturando, mito com realidade. Alguns moradores antigos dizem que a casa ainda abriga alguns fantasmas, porém, nenhum hóspede até hoje ouviu barulho de correntes ou algo semelhante. Verdade ou mentira, a casa atrai a curiosidade dos turistas e é uma ótima dica, mesmo para quem não se hospeda nela, conhecer e descobrir mais sobre o passado de Morro de São Paulo.

Quartos dentro da casa

Quarto dentro da casa

26 de abril de 2010 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.