Assim como acontece em vários outros locais, Morro de São Paulo é um lugar que sofre grande influência das marés ao longo do dia. Num perÃodo de 24 horas há dois perÃodos de maré baixa, e dois de maré alta, intercalados.
Embora seja apenas um fenômeno natural, a mudança da maré é capaz de influenciar bastante as atividades em Morro de São Paulo. No entanto, a maré não muda ao acaso, há um padrão totalmente previsÃvel para isso. Nas semanas de lua cheia ou lua nova, a maré baixa é de manhã e a alta de tarde. Já nas semanas de lua crescente ou minguante, o horário é invertido: maré alta de manhã e baixa de tarde, só que nesses dias a maré é mais suave, não sobe e desce tanto quanto nas semanas de lua cheia ou lua nova.
Quando a maré está baixa pela manhã, por exemplo, o dia fica ideal para realizar o passeio de Volta à Ilha, pois é possÃvel aproveitar bem as piscinas naturais. Além disso, caminhadas pela praia, até as mais longas, para a Praia da Gamboa e a Praia do Encanto, são uma boa opção em qualquer dia, desde que sempre no horário de maré baixa: numa semana será melhor de manhã, na seguinte de tarde.
Já nas ocasiões de maré alta, as ondas que se formam entre a Primeira e Segunda Praia favorecem bastante a prática do surfe. O mar também fica ótimo para nadar ou apenas dar alguns bons mergulhos, já que com a maré mais baixa algumas praias ficam praticamente sem água.
Uma curiosidade bastante interessante sobre a maré é que muitos acreditam que a intensidade das ondas e o balançar das embarcações no trajeto Salvador – Morro de São Paulo se relacionam com a maré, ou seja, com a maré alta o balanço é mais forte, e com a maré baixa ele é menor. No entanto isso não é verdade, pois as ondas do mar dependem basicamente do vento – próximo, ou até a centenas de quilômetros – e não da maré.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento da maré e o que fazer em Morro de São Paulo em cada situação reserve sua viagem com a Rota Tropical. E, se quiser, consulte como estará a maré em Morro de São Paulo no perÃodo de sua estadia.
Morro de São Paulo




eu pretendo ir a morro de são paulo, mais me falaram q ah embarcação sai só as oito da manhã e não tem outra. isso não pode ser pois com tanto visitante vcs devem ter mais embarcação não é . obrigada e me reponde grata
Olá Valnei!
Realmente existem outras horários para vir para Morro de São Paulo, inclusive não há nenhuma saÃda à s 8h. Três empresas operam este trajeto em horários diferentes:
Ilha Bela: 08h30 e 10h30
Farol do Morro: 13h
Biotur: 9h e 14h
A companhia Biotur, que é a maior delas e que possui embarcações melhores e com maior quantidade de vagas é a única que opera em todas as épocas do ano.
Todos os horários descritos acima estão sujeitos a alteração ou cancelamento, a depender da companhia, mas consulte conosco a disponibilidade na data de sua viagem.
Obrigada!