Dicas importantes para quem vem para Morro de São Paulo

Biblioteca
A Rota Tropical mantém uma pequena biblioteca a disposição dos visitantes e da comunidade. Caso queira usufruir dela durante sua estada, visite a sede da Rota Tropical na Primeira Praia. Sua doação de livros também será bem vinda, especialmente na sessão infantil para incentivarmos a leitura entre as crianças da ilha. Participe!

 

Taxa de preservação e taxa portuária
Todos os visitantes que chegam à Morro de São Paulo, seja por via aérea ou marítima, devem pagar a Taxa de Preservação Ambiental da ilha, no valor de R$15,00 por pessoa, independente do período de permanência. A principal finalidade do dinheiro arrecadado é assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas de Morro de São Paulo, uma vez que o vilarejo está situada numa APA – Área de Proteção Ambiental.

 

Já ao deixar a ilha através do porto, é cobrada uma taxa de R$ 0,62, que não tem nenhuma relação com a taxa de preservação. Essa é a taxa de utilização do pier, que também é recolhida nos portos da Gamboa, Atracadouro de Ponta do Curral e Valença.

 

Carrego de bagagem
Em Morro de São Paulo há serviço de carrego de bagagem. Os valores desse serviço não estão inclusos no seu pacote. Caso queira este serviço a contratação deverá ser feita no momento do seu desembarque e os valores variam conforme o volume e quantidade de bagagem.

 

Dinheiro
Não existem bancos em Morro de São Paulo, apenas caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco, que aceitam saques com cartões de crédito, mas o funcionamento é precário. Há também a casa lotérica, que faz saques e depósitos da Caixa Econômica Federal.

 

Cartões de créditos são aceitos na maioria das lojas, hotéis e restaurantes na vila de Morro de São Paulo, mas não são aceitos para o pagamento de alguns passeios, transportes e em locais menores como quiosques de praia, lojinhas e restaurantes das praias menos movimentadas.
Na cidade mais próxima, Valença, há agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Bradesco, mas não existe banco 24 horas.

 

Câmbio
Em Morro há diversas casas que fazem câmbio, no entanto, tanto o Dólar como o Euro são comprados a preços mais baixos que nas grandes cidades. Outras moedas são difíceis de trocar, assim como Travelers Cheques.

 

Comunicação
Existem alguns cyber-cafés, postos telefônicos e cobertura de celular da maioria das operadoras.

 

Rede elétrica
220 V

 

Saúde
Há alguns médicos particulares em Morro de São Paulo, além de um posto de saúde público e duas farmácias, mas que possuem apenas os medicamentos básicos. O hospital mais próximo fica em Valença, a aproximadamente meia hora de lancha rápida.

 

Cuidados
A radiação ultra-violeta do sol é muito intensa nas regiões tropicais. Não convém ficar exposto ao sol sem protetor solar. Evite usar fórmulas caseiras, bem como óleos muito vendidos na região, como urucum, coco e outros que nada protegem do sol.

 

Se você nunca comeu nenhum prato que leve azeite de dendê, evite comer muito da primeira vez. Ele pode causar certas disfunções intestinais.

 

Também pegue leve com a pimenta, que na Bahia é muito forte.

 

Muito cuidado com serviços oferecidos por vendedores ambulantes, especialmente se o preço for mais baixo. É comum haver problemas mesmo com vendedores credenciados. O barato pode sair caro!

 

Segurança
Comparado à qualquer cidade brasileira, Morro de São Paulo é muito seguro. Raramente acontecem assaltos ou outros delitos. Mesmo a noite é seguro andar na maioria dos lugares. Mas claro, não exagere! Não convém deixar carteiras e aparelhos eletrônicos descuidados na praia.

 

 

dicas sobre Morro de São Paulo

 

Restaurantes
Se quiser boas indicações de restaurantes e afins, retire gratuitamente o “Guia de Gastronomia”, parte integrante do “Mapa do Tesouro”, com a seleção feita por moradores da ilha que frequentam os locais. O guia está disponível na Rota Tropical e em vários pontos do comercio.

19 de abril de 2013 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.