A baixa temporada está chegando no final, bem como o mês de Julho, mas um coisa incrÃvel acaba de iniciar que é a temporada de Whale Watching (observação de baleias) em Morro de São Paulo. Época em que as baleias Jubarte (Humpback Whale) fazem uma viagem de mais de 4 mil quilômetros, e mais de um mês, da Antártica para as quentes águas baianas, que são propÃcias para a reprodução.

E durante essa estada na Bahia, elas passam por toda a costa sul, e em meados de Julho chegam em Morro de São Paulo, ficando até meados de setembro. E como é caracterÃstico nessa espécie de baleias, elas adoram se exibir, na verdade ninguém explica ao certo esse comportamento, mas o que se sabe é que durante a observação elas realizam uma série de movimentos que colaboram para aquilo que o turista tanto que ver, que é a baleia Jubarte em sua plenitude.

Dentre esses comportamentos adotados, estão o salto, que é quando a baleia projeta cerca de 2/3 de seu corpo para fora da água, e geralmente ocorre rotação total ou parcial do corpo. Tem também a famosa espiadinha, momento em que ela coloca a cabeça verticalmente para fora da água, para olhar outras baleias, embarcações e o que mais estiver acontecendo ao redor. E por fim a exposição e batidas da nadadeira caudal, onde a baleia está com o corpo na vertical se preparando para o mergulho e exibe a cauda para fora da superfÃcie da água.

Tudo isso você encontrará em Morro de São Paulo, e com preços super especiais. A Rota Tropical, em parceria com o Instituto Baleia Jubarte, está desenvolvendo nos meses de Agosto e Setembro, e até o inÃcio de Outubro, o passeio de observação de baleias em Morro de São Paulo.

A iniciativa, além de ser um passeio muito interessante, é também uma forma de colaborar com a preservação das baleias jubarte – parte do valor do passeio é revertido para o Instituto Baleia Jubarte, e biólogos constumam acompanhar as saÃdas dos passeios para coletar dados cientÃficos.
Morro de São Paulo

