A celebração da fé em Morro de São Paulo

Igreja enfeitada para a festa

Igreja enfeitada para a festa

Morro de São Paulo está em festa no próximo dia 8 de setembro, data em que se celebra Nossa Senhora da Luz, a padroeira do povoado. A festa é uma tradição no arquipélago e remonta ao século XVII. A programação compreende a parte religiosa (lavagem da igreja, novena, procissão e missa solene) e ainda os shows culturais na praça Aureliano Lima. Este ano, a Prefeitura de Cairu, promotora do evento, optou em não realizar programação dia 8 na praça devido o 1º Festival da Primavera, que inicia dia 3 e segue até 7 de setembro, com apresentações na Segunda Praia e vila.

Dona Renilda da Gamboa lava o templo

Dona Renilda da Gamboa lava o templo

A abertura das comemorações aconteceu no domingo, dia 29 de agosto, com a tradicional lavagem da igreja que todo ano antecede a festa e trata-se da preparação do templo para o grande dia. A comunidade lava o interior da igreja e as escadarias. Para animar a festa teve apresentação do grupo de samba de roda Nossa Senhora da Penha, formado por nativas da Gamboa com idades entre 20 e 74 anos. A lavagem das igrejas e de suas escadarias é costume na Bahia e em algumas cidades do país. Alguns historiadores afirmam que surgiu em Portugal, outros que foi introduzido no Brasil pelos escravos africanos. Alguns relatos sobre a lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (em Salvador) apontam que esta prática surgiu durante a escravatura, quando portugueses e escravos arrumavam a capela para a festa de encerramento da novena de devoção ao santo.

A oração das mulheres do grupo de samba de roda da Gamboa

Comunidade na procissão

Histórias à parte, a festa da padroeira de Morro de São Paulo é o evento mais importante no povoado e tem o objetivo de resgatar a identidade da cultura local. De acordo com uma das integrantes da comissão organizadora da festa, Dona Zezé, antigamente Morro de São Paulo era um ponto de romaria devido à festa. Devotos de outros municípios vizinhos do Baixo Sul como Valença, Camamu e Taperoá viajavam para a ilha a fim de agradecer os pedidos atendidos. Os fiéis costumavam dizer que a santa os guiava e iluminava em suas viagens no mar. A fé e a devoção por Nossa Senhora da Luz continua viva até hoje e moradores de todo arquipélago e também de outras cidades participam da festa.

A oração das mulheres do grupo de samba de roda da Gamboa

Mulheres do samba de roda

Para quem desejar prestigiar o evento, saiba que as comemorações prosseguem com novena durate toda esta semana e no dia 8 de setembro acontece a procisssão às 9h pela rua principal da vila e logo após o encerramento com missa solene. Para aqueles que estarão presentes no Festival da Primavera de Morro de São Paulo será uma ótima oportunidade para ter contato com as tradições locais e ao mesmo tempo fazer um pedido e conferir o poder de Nossa Senhora da Luz. Afinal estamos na Bahia, a terra de todos os deuses e de todas as fés.

1 de setembro de 2010 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.