
Comunidade e turistas prestigiam o São João
Em junho, assim como em todo o estado da Bahia, Morro de São Paulo se transforma num grande arraial. O São João é a festa mais esperada e festejada pela população da ilha. Esta caracterÃstica predomina em toda a região Nordeste, que recebe turistas em busca de muita diversão e claro, dos costumes juninos: forró, comida tÃpica, licor, fogueira, quadrilhas e muita alegria. Morro de São Paulo e o povoado de Galeão, são os lugares que promovem as festas mais animadas do arquipélago.

Praça Aureliano Lima vira um grande arraial
Já é tradição em Morro de São Paulo se preparar para as festas juninas. Alguns moradores preferem viajar para outras cidades do interior onde as festas são maiores, outros, escolhem ficar na ilha e aproveitar as festas aqui. E cada vez mais Morro de São Paulo está investindo em melhores estruturas para garantir muita alegria durante as festas juninas. Em 2009 foi realizado um grande arraial na Praça Aureliano Lima com dois dias de festa. Adultos e crianças de divertiram com as bandas locais e atrações musicais vindas de outras cidades, apresentação de quadrilhas, barracas com comidas tÃpicas e bebidas e ainda brincadeiras tradicionais como a do “pau de sebo”. A Vila ficou toda decorada com motivos juninos, bandeirinhas coloridas espalhas pelas ruas e até uma casa de taipa foi montada no local.

Decoração junina faz parte da festa
Para este, ao que tudo indica, a animação será a mesma ou ainda maior, se depender da comunidade. Já existem alguns pontos de venda com bombinhas, a diversão preferida da criançada nesta época, e os famosos licores. O Arraial de Morro de São Paulo este ano terá como tema “Arrasta pé na areia” e será realizado nos dias 23 e 24 de junho. A programação oficial da festa, promovida pela Secretaria de Turismo de Cairu, ainda não foi divulgada, mas com certeza não faltará o ritmo mais animado do São João, o forró pé-de-serra e as diversas delÃcias tÃpicas como bolo de milho, pamonha, pé de moleque, canjica, milho cozido entre outras. Vá se preparando e não esqueça de vestir sua roupa caipira e quem sabe os solteiros não arranjam até um casamento na roça!
Morro de São Paulo

