Baleias Jubarte encantam os turistas em Morro de São Paulo

Baleia Jubarte com filhoteBaleia Jubarte com filhote

Baleia Jubarte com filhote

A temporada de observação de baleias em Morro de São Paulo está quase chegando ao final. De acordo com Rafael Ramires da Rota Tropical, o passeio vem sendo realizado desde julho e neste ano foram feitas 20 saídas e a previsão é de que sejam realizadas mais 10 passeios até a segunda quinzena de outubro, data em que as baleias jubarte começam a deixar o nosso litoral retornando a Antártica.

A novidade desse ano é que além de avistar as baleias jubarte, o turista poderá também ouvir o som emitido pelas mesmas devido a utilização do aparelho chamado “hidrofone”, que permite ouvir o canto das baleias. Como acontece todo ano as baleias jubarte deixam seu habitat na região da Antártica com destino às águas quentes e calmas do litoral brasileiro com o objetivo de se reproduzirem. O período que as baleias permanecem no litoral brasileiro é entre a segunda quinzena de julho e a segunda quinzena de outubro. Em sua terceira edição em Morro de São Paulo o passeio é monitorado pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), um órgão não governamental que desenvolve projetos pela preservação das jubarte no litoral baiano.

Acrobacias

Acrobacias

Desde o ano de 2008 o Insituto vem desenvolvendo uma parceria com a Rota Tropical com o propósito de difundir o turismo de observação de baleias – ou whale watching como é conhecido no exterior. Rafael salienta que este ano aumentaram o número de animais vistos e a quantidade de turistas brasileiros que fizeram o passeio em relação aos outros anos. O número de passeios dobrou este ano e isto pode ser explicado segundo Rafael, ao clima favorável que predominou em Morro de São Paulo nos últimos meses. Durante o período em que é feito o turismo de observação em Morro de São Paulo, os biólogos do Instituto fazem visitas regulares para orientar os profissionais que realizam o passeio, garantindo o cumprimento das normas dos órgãos ambientais. O passeio tem duração de quatro horas, sendo a primeira parte uma rápida palestra introdutória e posteriormente é feita a saída a mar aberto.

Palestra introdutória

Palestra introdutória

As baleias da espécie jubarte são conhecidas pelo temperamento dócil e desenvolvido sistema de vocalização. Os turistas se encantam com suas acrobacias e é comum enxergar mãe e filhote próximos da costa. O tamanho de uma baleia jubarte pode chegar até 16 metros de comprimento e pesar até 40 toneladas. O tempo de gestação da jubarte dura 11 meses e a mãe amamenta o filhote durante um ano. O filhote ao nascer tem aproximadamente três metros de comprimento, pesa três toneladas e pode mamar até 200 litros de leite por dia.

8 Respostas para “Baleias Jubarte encantam os turistas em Morro de São Paulo”

  1. Célia Lara disse:

    Gostaria de saber quais as opções para ir de Bom despacho (Itaparica) até Valença para pegar a lancha rápida para Morro, pois os horários dos ônibus (Águia Branca) são restritos, opções como taxi, vans, carro alugado ou ônibus de outras empresas etc. e valores.
    Obrigada

  2. Célia, existem várias empresas de ônibus regulares nesse trecho. Em geral, há aproximadamente um ônibus a cada hora. Há também vans e taxi – mas cuidado: a maioria são clandestinos e andam suuuuper-lotados. De qualquer maneira, o imporantante é chegar em Valença antes das 17:00 horas, quando sai a última lancha para Morro de São Paulo. O trecho de ônibus leva mais ou menos uma hora e meia.

  3. Dwight Dale disse:

    Never a dull moment.,

  4. Congratulations on receiving your awards!,

  5. danielle disse:

    elas são tãõ bonitas

  6. PAOLA MESSANO disse:

    Boa tarde
    Estarei em Morro de São Paulo dia 13/07/12 com minha filha e esposo e adoraría proporcionar a minha filha a possibilidade de ver as baleias jubartes. Onde posso saber maiores informações desse passeio e valores?

    • Rota Tropical disse:

      O passeio de observação de baleias jubarte tem seu início no momento que percebemos a presença das baleias em nossa região. Para esse ano, estamos planejando iniciar a operação em meados de Julho. Mas claro, isso dependerá das próprias baleias e das condições do tempo.

      O passeio começa em torno das 11h da manhã, com uma palestra introdutória no Hotel Portaló e logo após, embarque e saída para o mar.

      O tempo de duração é bastante relativo, já tivemos dias em que o passeio durou 2 horas e já chegou a durar 4 horas e meia. Tudo depende das baleias e das condições de mar, do tempo e do grupo à bordo.

      O valor do passeio são R$ 120,00 por pessoa, podendo ser pago via deposito bancário, cartões de credito ou cash em nosso escritório em Morro de São Paulo.

      Neste tour temos algumas recomendações a fazer: tomar medicação preventiva contra enjoo (consultar seu médico) e levar consigo chapéu, protetor solar, toalha, algum tipo de agasalho, óculos escuro e máquina fotográfica e pilhas.

      Utilizamos barcos do modelo flexyboat. São barcos mais rápidos, porém navegamos dentro de uma velocidade apropriada para este tipo de atividade. A nossa embarcação tem capacidade para até 30 pessoas mais tripulação, mas para dar maior conforto aos nossos clientes, saímos com no máximo 20 pessoas. Não há banheiro a bordo.

      Estamos com uma média excelente de avistagem, nas últimas quatro temporadas obtivemos a marca 98,99% de saídas em que encontramos o animal.

      Esse passeio não é recomendável para gestantes, pessoas com necessidades especiais, dificuldade de locomoção e crianças menores de 12 anos.

      Estaremos a sua disposição em Morro de São Paulo, na 1ª Praia, para reservar qualquer serviço que precisarem ou através de nosso email de reservas@rotatropical.tur.br . Nossa equipe de terra, mar e as saudosas baleias estão aguardando sua visita.