Um paraíso chamado Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um vilarejo daqueles que a gente acredita nem exitirem mais: nada de trânsito ou carros circulando, sem ruas asfaltadas e bancos, com diversas praias paradisíacas e vida noturna agitada. E o melhor de tudo, esta ilha fica a apenas 60 quilômetros ao sul de Salvador, ou seja 2 horas de catamarã ou 20 minutos de táxi-aéreo (um aviãozinho para umas seis pessoas).

Morro de São Paulo - vista aérea

Tudo é muito peculiar em Morro, como é chamado pelos habitantes locais, são apenas 3 policiais praticamente desocupados para fazer a segurança. Pelas estreitas ruelas da vila, se escuta os mais variados e diferentes idiomas, sendo o português o menos frequente.

Extensas praias desertas, matas repletas de pássaros, micos, manguezais com canais navegáveis, uma flora absolutamente exuberante e diversa, piscinas naturais, recifes de coral, morros com vistas fantásticas descrevem bem o cenário inigualável que você encontra na ilha.

Primeira Praia

Morro de São Paulo é uma vila tão antiga quanto o Brasil, fundada em 1535, que teve muita importância estratégica nos primeiros séculos de colonização. Faz parte da Ilha de Tinharé que tem ainda duas outras praias: Garapuá mais ao sul e Gamboa do lado norte da ilha.

Já a ilha vizinha, Boipeba, tem várias praias paradisíacas, como Coeira, Moreré, Boca da Barra e Bainema. A terceira ilha da região, Cairú, não tem praias, mas um dos conventos mais antigos do Brasil, bem no meio de um arquipélago de manguezal.

Noite em Morro

Noite em Morro

Morro é o reflexo do Brasil, diversidade e opostos misturados e convivendo em perfeita harmonia. Além de natureza e aventura, a ilha possui uma noite agitadíssima todos os dias, muita cultura, muita água de coco, caipirinha, frutos do mar, e o ritmo quente e contagiante da música brasileira.

As praias de Morro de São Paulo são famosas no mundo inteiro, com areias limpas e brancas e águas quentes e transparentes. É muito fácil se localizar e encontrar a praia desejada, pois elas não numeradas a partir da vila.

Morro de São Paulo

Morro de São Paulo

Primeira Praia tem só 300 metros e é a única apropriada para o surf. A Segunda Praia é a mais agitada, onde as festas acontecem. É cercada por corais e onde fica a Ilha da Saudade, um dos cartões-postais mais conhecidos de Morro. A Terceira Praia é a mais urbanizada, permitindo a entrada de todos os tipos de embarcações. A Quarta Praia tem vários quilômetros de praias praticamente desertas. A “quinta” praia chama-se Praia do Encanto, possui alguns hotéis, piscinas naturais, e termina num imenso manguezal, a Ponta Panã.

4 Respostas para “Um paraíso chamado Morro de São Paulo”

  1. Raulzito disse:

    Devolvendo a visita. Bonito blog!

  2. lana disse:

    oi,

    fui pro Morro e apaixonei, agora estou pensando em mudar pra la…como é que uma pessoa estrangeira pode arrumar um serviço e casinha lá?

  3. Lana,

    Para estrangeiros é meio complicado… o visto de turista, além de ser de no máximo 6 meses, não permite trabalhar. E para poder trabalhar legalmente, você precisa de um visto especial, que deve ser pedido pela empresa que a esta contratando, acompanhado de uma justificativa de por que está contratando mão de obra estrangeira, o que só é permitido no caso de não haver profissionais da sua especialidade no Brasil.

  4. Rosemberg disse:

    Oxente! Esse Morro de São Paulo é bom mermo cabra? como faço para ir até lá se teio pouco tutu no bolso? Poço ir asim mermo meu veiu?