O que tem no pomar da Bahia

A Bahia é o maior estado do nordeste brasileiro, e tanto sua cultura, quanto seus sabores são extremamente ricos, além de serem bastante reconhecidos em todos os cantos do país.

Em meio a várias delícias regionais as frutas consideradas típicas da Bahia muitas vezes despertam a curiosidade dos turistas, sejam pelo sabor ou pela aparência, quando nos deparamos com uma fruta que até já ouvimos falar, mas nunca tivemos a oportunidade de saber como é.



Aqui em Morro de São Paulo as frutas fazem muito sucesso. O motivo principal são as barracas de drinks que se encontram todas as noites na Segunda Praia, cada uma delas expondo de forma mais bonita e original as frutas utilizadas para compor seus produtos. É claro que muitas frutas são grandes conhecidas de qualquer turista, como abacaxi, morango e limão, por exemplo, já outras como a siriguela, o cupuaçu, o umbu, o cacau, o cajá e a graviola normalmente são alvo de curiosidade e acabam por se tornar um atrativo a mais.



Os drinks feitos nas barracas são uma forma de experimentar o sabor das frutas, que podem também ser combinadas com outras. Há ainda a possibilidade de beber um drink servido na própria fruta, no caso de bebidas com cacau, por exemplo. E não só em drinks é possível experimentá-las, as frutas típicas da Bahia também são bastante apreciadas em sucos naturais, facilmente encontrados em qualquer restaurante de Morro de São Paulo.



Além das frutas a Bahia também é bastante conhecida por um fruto bem famoso, o dendê, de onde é extraído um oléo para a fabricação do azeite de dendê, ingrediente fundamental de qualquer boa moqueca e utilizado para a fritura do acarajé. Embora o nome seja conhecido, muitos desconhecem a aparência do dendê, e aqui em Morro de São Paulo ele pode ser visto um muitas das barracas na praia. E caminhando por meio da vegetação local, como é feito em alguns passeios, é possível também apreciar o dendezeiro, árvore de onde nascem os frutos.



Outra fruta igualmente tradicional na Bahia e em Morro de São Paulo é o coco, mas este é bem popular em outras regiões do país. Aqui ele é a principal matéria-prima para a deliciosa cocada, mas é também bastante consumido como bebida, principalmente na praia, já que a água produzida em seu interior tem alto valor nutricional.

Seja transformadas em bebida, ou consumidas diretamente, as frutas com o sabor da Bahia são deliciosas, além de muito saudáveis. E poder degustá-las curtindo Morro de São Paulo é com certeza uma ótima pedida!

30 de janeiro de 2014 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.