Guias, condutores e carregadores em Morro de São Paulo

Quem vem para Morro de São Paulo percebe logo que aqui é um lugar bastante diferente, e isso não é apenas por ser um vilarejo localizado numa ilha, mas também pelos hábitos culturais e costumes que são característicos do local.

Dentre as particularidades que chamam bastante atenção em Morro de São Paulo estão os carregadores, profissionais credenciados por uma associação local que utilizam carrinhos de mão para carregar as bagagens dos turistas que chegam a ilha. É claro que para prestar este serviço eles sempre cobram um valor que varia normalmente entre R$10,00 e R$20,00 por volume, mas, como tudo em Morro de São Paulo é feito a pé, vale muito a pena pagar, principalmente quando você está chegando na ilha, afinal, eles sempre ajudam também a encontrar a pousada reservada, além de darem algumas informações sobre o local. No porto os carregadores de bagagem são identificados por uma camiseta amarela, e no receptivo da Segunda Praia, os carregadores que atendem aos clientes que chegam de aéreo e aos clientes das praias mais afastadas possuem camisas de diferentes cores, mas todas com identificação.



Chegando a Morro de São Paulo pelo porto irá encontrar também os estivadores que ficam no porto de camisetas azuis e são as pessoas que ajudam a retirar dos barcos mercadorias que chegam para os moradores da ilha, principalmente aquelas direcionadas aos mercados, hotéis e restaurantes. São caixas, produtos, encomendas, enfim, qualquer coisa que necessite da ajuda deles para chegar ao seu destino. Faça chuva ou faça sol eles estão sempre lá para ajudar, afinal, a comunidade local também depende do trabalho desse pessoal no seu dia-a-dia.



Outro grupo também muito visto por aqui são os guias, ou condutores turísticos, já que a profissão de guia na realidade só pode ser exercida por pessoas que tenham sido devidamente habilitadas por algum dos cursos de formação. Na prática eles são vendedores ambulantes de passeio, que ficam ao longo da vila, e principalmente nas praias de Morro de São Paulo, oferecendo aos turistas os seus serviços de reserva de passeios e dando informações gerais sobre os lugares e restaurantes. Assim como os carregadores, os guias também possuem uma associação e apenas os profissionais registrados podem atuar no mercado.



Todas essas “figuras” fazem parte do cotidiano de Morro de São Paulo e são de importância fundamental para moradores e turistas, afinal, eles tornam a vida e a estadia na ilha um pouco mais fáceis. No entanto, é sempre bom estar atento para não cair em nenhuma furada e contratar um serviço ruim, por isso recomendamos que procure sempre um profissional credenciado, que use uniforme com nome e número de registro. Assim você se sente mais seguro e saberá a quem recorrer caso tenha qualquer problema.

 

14 de março de 2014 | Comentários fechados

Comentários estão fechados.